sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Porque é que se comunica tanto sobre alimentação?


Porque desde sempre que a alimentação influencia todo o desempenho de uma população e da pessoa singular. Porque cada vez mais é necessário compreender e dar a entender o conceito de uma alimentação saudável. Porque é necessário mudar maus hábitos alimentares da população em geral, com o objectivo de uma maior esperança média de vida. Porque uma boa alimentação é um passo muito importante para uma vida saudável, um aspecto físico desejado e para um envelhecimento tranquilo. Por isto e por muito mais, fala-se e volta-se a falar da alimentação até chegar aos ouvidos de todos.

Quando se fala em comunicação sobre alimentação pensamos logo na publicidade que vemos quando passeamos na rua, lemos revistas, navegamos na Internet, etc. As indústrias alimentares usam os media para anunciarem os novos produtos alimentares e mais raramente para explicar os constituintes com efeitos benéficos para a saúde e o seu modo de acção quando é esse o objectivo do novo alimento. No entanto, grande parte das vezes a publicidade destes produtos é tão enganosa quanto lucrativa para a mesma indústria. Por isso, a educação alimentar é outra razão pela qual se comunica tanto sobre alimentação: ensinar as pessoas a ter uma alimentação correcta no sentido de manter uma boa aparência física, à qual se dá tanta importância nos dias de hoje, e mais importante que isto, prevenir certas doenças e permitir um envelhecimento saudável.

A obesidade, por exemplo, tornou-se nos últimos anos uma das principais causas da mortalidade mundial. Este excesso, por vezes mórbido, de peso, leva a maior parte das vezes a outras doenças como pressão arterial muito elevada, doença cardiovascular, apneia do sono, cancro, diabetes, etc., e é de difícil cura, visto ser uma doença presa nos maus hábitos alimentares. Quando já se encontra avançada uma melhoria na alimentação não é muito eficaz, por isso por vezes é necessário recorrer a operações gástricas. Nestes casos fornecer a informação à população de como se deve comer e o que evitar, serve como prevenção de maiores complicações como esta.

Porque é que se comunica tanto sobre alimentação? Porque é necessário para todos, porque é bom para o já saudável e para o doente, e porque é uma ciência em crescimento.

Um comentário:

Pedro Graça disse...

"Este excesso, por vezes mórbido, de peso, leva a maior parte das vezes a outras doenças como pressão arterial muito elevada, doença cardiovascular, apneia do sono, cancro, diabetes, etc., e é de difícil cura, visto ser uma doença presa (??) nos maus hábitos alimentares. Quando já se encontra avançada uma melhoria na alimentação não é muito eficaz, por isso por vezes é necessário recorrer a operações gástricas. Nestes casos fornecer a informação à população de como se deve comer e o que evitar, serve como prevenção de maiores complicações como esta."

Não se poderia melhorar esta frase ?