terça-feira, 23 de outubro de 2007

O nosso consumo pode ser, hoje em dia, melhor analisado à luz da corrente funcionalista ou estruturalista?

Comecemos por definir e distinguir cada uma das diferentes correntes de pensamento em relação à comunicação sobre nutrição.
A corrente funcionalista assume que se comunica sobre alimentação para mostrar à população a função dos alimentos na sua saúde e bem-estar. Enquanto que a corrente estruturalista admite que se fala sobre os alimentos de acordo com o que se consome nessa sociedade, sendo a alimentação influenciada por todos os membros desta.
Um bom exemplo de uma publicidade de acordo com a corrente funcionalista, é o caso da publicidade a grande parte dos iogurtes. Nestas publicidades, é bem visível a tentativa de passar para o receptor uma ideia geral dos benefícios que o iogurte tem para si, quer seja por ter menos gordura, por diminuir o tempo de transito intestinal, ou por ter maior quantidade de cálcio, etc. A seguir, pode-se ver um vídeo ilustrativo desta corrente.


No caso da corrente estruturalista, temos exemplos de publicidade de bebidas alcoólicas, sendo a do Bacardi um bom exemplo disso. Quando se bebe bebidas alcoólicas não se está a pensar principalmente numa alimentação saudável e nos benefícios ou malefícios que o álcool pode ter no consumidor. Quando bebemos Bacardi, neste caso, bebemos porque gostamos do sabor e porque o fazemos socialmente. Aqui está um vídeo de uma publicidade da Bacardi, que demonstra bem a corrente estruturalista, em que a bebida em causa está associada à diversão e não à saúde.



De facto, actualmente a nossa comunicação sobre alimentação tende a misturar as duas correntes, de modo a influenciar o consumo de um alimento pelas suas características benéficas para a saúde mas também torna-lo parte da rotina de uma sociedade. Um exemplo disto, são os iogurtes dan’up, que integram os benefícios de comer iogurte, com vitaminas e cereais, num cenário de diversão juvenil, que o torna bastante apelativo. Aqui está também o vídeo dessa publicidade ao iogurte referido.

Um comentário:

Pedro Graça disse...

"Quando se bebe bebidas alcoólicas não se está a pensar principalmente numa alimentação saudável..." - Não se pode melhorar...o que acham ?